Spiga
Porque TemAKii, Tudo Tem!

A saga de um Operador de telemarketing



Ser operador de telemarketin é algo interessante porque não é você quem escolhe ser. É a profissão que escolhe você.Tenho certeza que muitos pensam:
"Ah ! é moleza. você trabalha o dia inteiro sentado com um headfone na orelha mexendo no computador"
Moleza é comer lesma!!!!é um desgaste e uma pressão psicologica sem fim...desde a hora que o cidadão acorda pra ir trabalhar até a hora de voltar pra casa...
Vive em constante pressão psicologica dentro de um local fechado cheio de computadores,barulhos de telefone constante,com um sistema falho que cai toda hora e um supervisor que parece até um capataz !!!!
Produzam ... produzam ... olhem a meta ... o rendimento de voces está caindo ....
É inevital não pensar como uma galinha botando ovos nessa hora!!!!!
produzam .... produzam !!!!! olhem o tempo de atendimento está muito alto!!!!
e derepente ..."você fulano vem cá vou te dar um feed back" todos olham pra você mesmo que disfarçadamente."Ih! esse ai vai tomar comida hoje" você se sente no paredão do Big Brother pronto para ser eliminado!!!!
Algumas pessoas não entendem que o operador de telemarketing também é um ser humano.... não estamos o tempo todo sorrinho com uniformes azuis ou cinza e nem sempre nossos olhos são azuis e nossos cabelos são lisos(50% das mulheres que trabalham em um call center fazem chapinha quando dá tempo ou quando lhes sobra algum dinheiro),nem sempre temos cara de modelo tampouco somos todas magrinhas,a imagem que passam a respeito dos operadores de telemarketin na internet ou no boca a boca, é muito fantasiosa ainda mais pra quem nunca entrou num call center.
As pessoas que utilizam o serviço de atendimento telefonico não tem noção de que estamos lá trabalhando ....e somos subordinados a uma instituição que nós paga pra fazer exatamente o que eles pedem ou...
" Ah infelizmente você não apresentou o perfil desejado durante o periodo de experiência teremos de desliga-lo da empresa"
Ser operador de telemarketing é um dom ... você não se torna .. você nasce um ...porque este titulo te persegue em sua carteira profissional o resto da vida.Mesmo que você queira mudar de área para poder ganhar um pouco mais ... no seu curriculo sempre estará :
OPERADOR DE TELEMARKETING !!!!
A mocinha da empresa de rh olha bem no seu curriculo e diz ..."Tenho 5 vagas para operador de telemarketing ..." eles sempre tem !!!!
Eh ! vamos nessa !!!! desempregados é que não podemos ficar...
pra ser um operador de telemarketing você precisa ter sangue frio ... paciência, em certas vezes torcer o rim, para segurar a fúria com algumas perguntas capciosas de clientes ao telefone...
"Mas esse sistema não funciona nunca ? mas então o que é que vocês ficam fazendo ai?"
Essa é o tipo de pergunta mágica que te remete a imaginações férteis...
"Eu estou atendendo pessoas como você que estouram o limiete de suas contas com cartão de crédito ,depois ligam aqui enchendo o meu saco para poder conseguir dinheiro rápido e ainda reclamam do sistema ???? não quer se aborrecer com o nosso sistema?não faça dívidas não ligue .Eu não sou responsável pelo sistema,eu sou uma operadora de telemarketing e não um programador.E o que nós ficamos fazendo aqui durante o periódo que estamos sem sistema? não é da sua conta"
é um verdadeiro desabafo !!!! depois de uma dessas você até dorme,tres dias seguidos!!!!
O que não aconteceu comigo, porque eu não falei nada disso para o homem...
simplesmente respondi :
"Trabalhando senhor"
O medo de perder o emprego é maior ....pois ao contrário do que os leigos pensam ... todas as ligações são gravadas sim ... pra usar contra nós na hora do feed back ...O que é um grande mico porque mesmo que o supervisor queira ser discreto... todos os outros atendentes acabam escutando a cagada que você fez durante o atendimento a um cliente"
Inexperiencia? profissionais mal treinados?burrice?
Não um pequeno problema chamado ser humano ,de carne e osso, ser falho o que todo ser humano é ,até o tiozinho nervoso do outro lado é...
Cobrança! trabalhar na cobrança é a coisa mais horrivel do mundo porque a pressão do supervisor é dobrada e de forma constante em cima de você .Ele fica fungando em seu pescoço com olhos fumegantes... repetindo como um mantra .... PRODUZA ... PRODUZA ...Aquilo entra em nosso subconciente e até em seus momentos íntimos você olha pra seu esposo e diz ... PRODUZA!!!
É claro que os clientes ficam enfurecidos quando ligamos para cobrar.Ainda mais as 8 da manhã de um sábado, mas são as regras da empresa e você como funcionário tem que cumpri-las afinal fala-se muito em vestir a camisa !!!!
Mas depois de um certo tempo trabalhando na área ,você acaba chutando o pau da barraca de vez! porque enfim você não tem sangue de barata, aliás com essa profissão você não tem nem sangue mais ,e que se danem os feed backs depois....
" Hei parem de ligar pro meu telefone ... eu não vou pagar e ponto ... olha só, enquanto eu estou aqui tomando um sol no Guarujá e uma cervejinha gelada , você está ai passando vontade .... ASSALARIADA!!!"
Caros leitores isso é uma verdadeira demonstração de canalhice da parte desse camarada,
portanto reagi conforme me foi estimulado.. afinal todo ser humano tem o sentido de ação e reação.
"Bem senhor posso ser assalariada , mas mantenho minhas contas em dia, a empresa não liga para me cobrar, liga para o senhor"
Na realidade um operador de telemarketing já atende o telefone ,com um certo receio esperando pelo mau humor a inflexibildade e a fúria do cliente como se você fosse o dono da instituição...
"vai me chinga, me bate, me joga na parede me chama de lagartixa"
Depois de um certo tempo é toma lá dá cá ,você fica calejada .... bateu levou ...foi áspero comigo eu sou também afinal.Eu sou um ser humano e estou ali pra passar informações não sou dona da instituição,não sou filha de magnata , não foi eu quem inventei o sistema não fui eu quem matei Odeth Roitman , tampoco fico pintando as unhas ou passando batom enquanto falo ao telefone ou tirando sujeira debaixo das unhas com tampa de caneta bic....já pararam pra pensar que esse tempo que pedimos:
"só um minuto senhor"
não é para desfrutarmos do ócio?
estamos tirando uma dúvida sobre o que vocês questionam ,estamos procurando o seu cadastro,estamos tentando resolver o seu problema.O SISTEMA É LENTO SIM, E NÃO FUI EU QUEM INVENTOU O SISTEMA PUTA QUE PARIU !!!!
Desculpem foi só um desabafo, mas já me recompus...
Mas estamos tentando fazer o nosso melhor, mesmo que todos os rescursos dentro da empresa sejam adversos as nossas inteções.
Gostaria que por um minuto o usuário de sistema de atendimento telefonico , estivesse em nosso lugar ... muitas vezes mal remuneradas,com aluguel,contas,escolinha do filho pra pagar,sonhando em ter dinheiro para retornar a faculdade que está trancada por sinal.Esticando o dinheirinho até final do mês pra pagar todas as contas em dia.É!!! somos iguais ,não somo um sistema de robôs, podemos agir como... mas somos de carne e osso. É muito incômodo escutar tantos insultos....
Não há inteligencia emocional que aguente... depois de tanto tempo de profissão...
Por fim,deixo aqui uma ultima pérola que escutei durante a minha saga como operadora de telemarketing , com sistema de captação de clientes por telefone(vendas) e faço questão de deixa-la aqui, para que os leitores possam pensar no que vocês diriam para uma pessoa como essa...
"bom dia senhora meu nome é Jocinéia Lemos( nome fictissio) eu represento a escola de informática datamundo e estou ligando para os moradores dessa região ,para divulgar o trabalho que nossa instituição vem desenvolvendo junto a secretária da educação gerando um desconto para que os moradores possam estudar informática ,possibilitando a inclusão digital e a recolocação no mercado de trabalho..."
antes que eu terminasse a mulher me interrompeu....
" Escuta aqui moça, ce num tem o que fazer não?"
tu... tu.... tu... tu....

1 comentários:

  carine

6 de maio de 2016 às 17:10

Realmente é assim mesmo!
Uma profissão que poderia ser um pouco mais bem vista aos olhos de todos.E para aqueles q ligamos ou recebemos as ligações deixo uma frase "Gentileza gera gentileza"

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
Pingar o BlogBlogs